Com fim das convenções, candidatos se preparam para conquistar os votos dos eleitores de Manaus

A campanha para ganhar o voto do eleitor inicia dia 15 de agosto (Foto: Divulgação)

Com o fim do período para a realização das convenções partidárias, os candidatos, sejam eles majoritários ou para vereador, iniciarão oficialmente a campanha eleitoral a partir do próximo dia 15 de agosto. Sete chapas foram lançadas para a Prefeitura de Manaus e pretendem ir às ruas para conquistar os votos dos eleitores manauaras.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 6 de outubro deste ano, os 152 milhões de eleitores vão às urnas no primeiro turno das eleições nos 5.570 municípios do país. O segundo turno só deve ocorrer nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o candidato mais votado à prefeitura não consiga atingir a maioria absoluta, ou seja, 50% mais um dos votos válidos. Antes disso, siglas e partidos devem seguir regras do calendário eleitoral divulgado pelo órgão.

De 6 a 15 de agosto, os partidos têm que registrar os nomes divulgados nas convenções na Justiça Eleitoral. A partir desta terça-feira (06/08), emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e em seu noticiário, veicular propaganda eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja manipulação de resultados, além de não poderem privilegiar candidato ou partido político.

A propaganda eleitoral oficial será permitida apenas no dia 16, após o fim do registro de candidaturas.

Propaganda gratuita

Já a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. O tempo é distribuído com base na representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, conferindo maior espaço aos partidos com maior número de parlamentares eleitos, considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

De segunda-feira a domingo, as emissoras devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, com inserções de 30 e 60 segundos. Nas eleições municipais, o tempo é dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o cargo de vereador.

Tempo para os candidatos em Manaus

Conforme a legislação eleitoral, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) terá o maior número de inserções, uma vez que fechou a coligação com sete partidos com os maiores números de parlamentares eleitos (UNIÃO BRASIL – PP – PSB- PMB – PODEMOS – REPUBLICANOS – PRD). No total, ele terá 29,8 inserções.

Marcelo Ramos (PT) também coligou com sete siglas (PT – PCdoB – PV – PDT – SOLIDARIEDADE – REDE – PSOL), mas estas possuem um número inferior de eleitos se comparados aos partidos da chapa de Cidade, totalizando 19,4 inserções diárias. O petista conquista o segundo maior tempo desta eleição.

O deputado federal Alberto Neto (PL) ficou na terceira colocação com 16 inserções diárias, seguido de David Almeida (Avante) com 14,8 inserções. O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) terá 3,1 inserções e só deverá aparecer uma vez a cada bloco de programação.

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU) vão ter apenas 0,5 inserções cada. Eles não terão aparições diárias, pois será necessário juntar o tempo para alcançar “comerciais” de no mínimo 30 segundos.