Eleições 2024: Partidos lançam sete chapas para a Prefeitura de Manaus

O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias terminou nesta segunda-feira (05/08). Porém, praticamente, todos os partidos oficializaram suas candidaturas majoritárias e para vereador até o último domingo (04/08), definindo o rumo que tomarão nas eleições de 2024.

Na capital amazonense, as siglas políticas lançaram ao menos sete chapas para disputar o comando da Prefeitura de Manaus para os próximos quatro anos a partir de janeiro de 2025. Pelas convenções, os eleitores puderam sentir que a disputa será acirrada no pleito deste ano.

David Almeida

No sábado (03/08), o anúncio da chapa encabeçada pelo prefeito David Almeida, candidato à reeleição pelo partido Avante, atraiu uma multidão, que, segundo os organizadores, chegou a 40 mil pessoas.

Na ocasião, foi confirmado o nome do ex-secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Junior, como vice na chapa “puro-sangue” do Avante, que conseguiu angariar o apoio dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, após David Almeida se comprometer de que não irá disputar as eleições para governador em 2026.

Em um discurso carregado com metáforas religiosas e ataques a atuação do Governo do Estado e aos deputados federais Amom Mandel e Alberto Neto, David Almeida agradeceu aos aliados e conclamou a população a votar na chapa encabeçada por ele. “Essa é a cidade que já mudou. Ela não vai mudar. Ela já esta mudando, porque a cidade que recebi, ela era bem diferente. A mudança já iniciou… Me ajudam a contar essa história”, disse o candidato do Avante, que terá o apoio dos partidos MDB, PSD, Agir e DC.

David Almeida terá Renato Junior como vice (Foto: Reprodução Rede Social)

Roberto Cidade

Mais cedo no sábado, o candidato do União Brasil, deputado estadual Roberto Cidade, anunciou sua coligação com a presença do governador Wilson Lima, principal cabo eleitoral do parlamentar. Na ocasião, o nome do Coronel Menezes foi confirmado como vice da chapa.

A palavra mudança deu o tom dos discursos. “Estou pronto para mudar Manaus”, disse Cidade, que adiantou algumas promessas de campanha durante sua fala para uma plateia repleta de servidores comissionados do Estado que compareceram à Arena Amadeu Teixeira. A organização do evento estimou em 30 mil o número de presentes no local.

A coligação do candidato terá o União Brasil, PP, PMB, Podemos, Republicanos, PRD e até o PSB, partido de esquerda liderado por Serafim Corrêa, secretário no governo Wilson Lima.

Roberto Cidade realizou convenção na arena Amadeu Teixeira (Foto: Divulgação/Assessoria)

Alberto Neto e Amom Mandel

Também, no sábado pela manhã, o deputado federal Alberto Neto e a empresária Maria do Carmo Seffair oficializaram a chapa composta por PL e o partido Novo.

Por sua vez, o deputado federal Amom Mandel, da federação PSDB-Cidadania, já havia realizado sua convenção no último dia 30 de julho. Na ocasião, ele anunciou a advogada e ativista PcD, Nancy Segadilha, como vice. “Nós escolhemos uma pessoa do meio do povo de Manaus, uma pessoa que quer a mudança de verdade”, disse Amom Mandel.

Marcelo Ramos

Candidato do PT, o ex-deputado federal Marcelo Ramos deixou para o domingo (04/08) o anúncio do seu vice. O nome escolhido foi o do ex-deputado Luiz Castro, do PDT, que já foi Secretário de Estado da Educação no primeiro mandato do governador Wilson Lima.

Na época, Luiz Castro pediu demissão do cargo depois que denúncias de corrupção envolvendo seu nome vieram a público. Ele foi acusado de fazer dispensa de licitação para merendas e pagamento de “mensalinho” em contratação para transporte escolar. Luiz Castro nega todas as acusações e disse que foi vítima de “calúnias” e “ofensas”.

Marcelo Ramos é o candidato dos partidos de esquerda (Foto: Divulgação/Assessoria)

A coligação encabeçada por Marcelo Ramos, além do PT, terá ainda PCdoB, PV, PDT, Solidariedade, Rede Sustentabilidade e PSOL.

PSTU e Mobiliza

Ainda no final do mês de julho, o PSTU anunciou a chapa composta por Gilberto Vasconcelos e Damiana Amorim. Já o Mobiliza terá uma chapa com o deputado estadual Wilker Barreto e a professora Renata.