Cresce a pressão para exonerar o secretário da Semcom, Israel Conte

A pressão aumentou nesta quinta-feira (14/03) após repercussão de um vídeo onde o motorista de Elson Santos
Considerado “arrogante”, Israel Conte tem causado insatisfação como secretário da Semcom (Foto: Divulgação/Semcom)

A situação do atual secretário Municipal de Comunicação, jornalista Israel Conte, tem ficado insustentável dentro da Prefeitura de Manaus, após a veiculação de imagens que mostram o motorista de um portal de notícias recebendo dinheiro em espécie dentro da sede da Semcom. O vídeo teria irritado o Executivo Municipal, que mandou apurar as circunstâncias dos fatos.

Informações de bastidores apuradas pelo portal Panorama Real dão conta que o secretário Israel Conte deverá ser exonerado pelo prefeito David Almeida.

Considerado como um dos responsáveis pelo fracasso na divulgação do trabalho da Prefeitura de Manaus, Israel Conte é visto com uma pessoa “arrogante” e “prepotente” pelos próprios secretários municipais – que reclamam da péssima veiculação das ações de suas pastas -, por vereadores da base aliada do prefeito e profissionais de comunicação. “Ele poderá ser exonerado nos próximos dias”, disse uma fonte da Prefeitura de Manaus ao portal Panorama Real, que pediu para não ter o nome divulgado.

Segundo a mesma fonte, alguns nomes já estão sendo cogitados para assumir a função de Israel Conte.

Pressão na CMM

A pressão sobre Israel Conte aumentou, nesta quinta-feira (14/03), após repercussão de um vídeo onde o motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias O Abutre, recebe uma sacola cheia de dinheiro dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A denúncia foi publicada no site nacional Metrópoles.

A pressão tem sido feita, também, por parlamentares que fazem oposição ao prefeito David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM), além dos secretários municipais, que já vinha insatisfeitos com a baixa divulgação de suas respectivas secretárias na mídia local.

“É urgente que a base do prefeito David Almeida apresente o secretário Israel Conte, na próxima segunda feira, na @camaramunicipalmanaus, para que ele explique a escandalosa gravação dentro da Secretaria de Comunicação, onde um motorista recebe dinheiro para um portal da cidade. São esses portais que atacam vereadores como eu que fazem oposição ao prefeito David Almeida”, disse o vereador Marcelo Serafim (PSB).

“Já estou apresentando para ser votado na segunda-feira (18) um pedido de convocação do Secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, Israel Conte, para depor na Câmara Municipal de Manaus após as denúncias com vídeo postadas hoje, 14/03, pela manhã pelo Portal Metrópoles de pagamento em dinheiro para um portal de Manaus. Vou formalizar queixa crime também no Ministério Público do Amazonas”, disse Rodrigo Guedes (Podemos).

Segundo o político, o pedido para convocação de Israel Conte já está protocolado e precisaria de 21 votos favoráveis de 41 vereadores.

“Já está pronto e protocolado o pedido de convocação do Secretário de Comunicaçã, Israel Conte, para depor na CMM sobre a denúncia trazida pelo Portal Metrópoles. Já está com o número de protocolo 3110/2024. Precisamos de 21 votos favoráveis de 41 vereadores”, afirmou.