Criminosos manipulam informações no Google contra David Almeida

Na véspera do Natal passado, um áudio fraudulento, com uso de Inteligência Artificial (IA), foi veiculado em grupos de WhatsApp, com o intuito de manchar a imagem do prefeito

Pela segunda vez, David Almeida é alvo de criminosos que utilivam a internet para disseminar o ódio e atrapalhar a campanha de reeleição dele à Prefeitura de Manaus. Nesta quarta-feira (17/01), as buscas pelo nome do prefeito levavam a um conteúdo criado pelos criminosos (backlink), em que ele é identificado como ex-prefeito de Manaus.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação, os criminosos utilizaram automação simultânea para impulsionar o conteúdo difamatório, que tenta ligar o prefeito a um caso já desmentido desde as eleições de 2020, quando David Almeida se sagrou vitorioso, eleito pela maioria da população como prefeito da capital amazonense.

A manipulação, identificada a partir do Google, já foi denunciada à plataforma. Além disso, a Procuradoria Geral do Município (PGM) já se prepara para adotar as medidas legais cabíveis, para identificar os autores que estão por trás da ação, assim como exigir da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializadas, para surgirem entre as primeiras no ranking do Google.

Áudio criminoso

Na véspera do Natal passado, um áudio fraudulento, com uso de Inteligência Artificial (IA), foi veiculado em grupos de whatsapp, com o intuito de manchar a imagem do prefeito. A investida criminosa foi imediatamente denunciada por David Almeida à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, que instaurou inquérito e investiga o caso.

Neste fim de semana, o Jornal O Globo destacou o episódio como um dos primeiros de fake news a utilizar IA contra gestores nas vésperas do processo eleitoral de 2024.