Defesa Civil do Amazonas é elevada a secretaria para ampliar autonomia e resposta rápida

A decisão visa dar mais celeridade ao órgão nas ações de preparação e resposta a emergências
Defesa Civil tem realizado um trabalho importante no combate às emergências (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

A partir de agora, a Defesa Civil do Amazonas tem status de Secretaria, desvinculando-a oficialmente do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), onde funcionava como um subcomando desde 2008. A mudança foi aprovada, nesta quarta-feira (11/09), pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Segundo o Governo do Estado, com essa nova estrutura, a Secretaria de Defesa Civil do Amazonas terá maior capacidade de articular recursos e ações, especialmente em um cenário de mudanças climáticas que impactam diretamente a região. 

“A decisão de elevar a Defesa Civil do Amazonas ao status de secretaria é um avanço estratégico para nossa capacidade de resposta às emergências. Essa mudança nos dará mais autonomia e agilidade, permitindo coordenar melhor as ações e alocar recursos de forma mais eficiente, especialmente em um contexto de mudanças climáticas. Com essa nova estrutura, estaremos ainda mais preparados para enfrentar os desafios que surgirem”, disse o secretário-executivo, coronel Máximo.

Gerência de crises

A Defesa Civil do Amazonas já tem coordenado a resposta a diversas crises, e essa mudança promete fortalecer ainda mais sua atuação no Estado.

O próximo passo é a formalização das novas diretrizes da secretaria, que deve entrar em operação nas próximas semanas. A criação da secretaria é parte de um conjunto de iniciativas para fortalecer as políticas públicas de proteção e defesa civil no Estado, que tem registrado aumento na frequência de eventos climáticos extremos.