Delegada Joyce Coelho é transferida da DEPCA após polêmica com deputada Débora Menezes

A DEPCA volta a ser liderada pela delegada Juliana Tuma
A menos de 15 dias após se envolver em racha com deputada, delegada é transferida da Depca (Fotos: Reprodução)

A Polícia Civil do Amazonas anunciou a transferência da delegada Joyce Coelho Viana da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) para assumir a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI). A decisão caiu com uma bomba dentro da instituição, principalmente, após a profissional se envolver em uma polêmica com a deputada Débora Menezes (PL), que é suspeita de utilizar as ações da polícia para se promover politicamente.

A decisão sobre a transferência foi oficializada através da Portaria n. 769/2024, emitida nesta segunda-feira (03/06), pelo Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado do Amazonas, em exercício, Delegado Guilherme Torres.

Em uma postagem nas redes sociais, a ex-titular da Depca disse que ama ser policial (civil) e que foi surpreendida ao saber de uma portaria que estava a trocando de delegacia, durante um curso de capacitação para servidores públicos de delegacias da capital e interior, para terem uma escuta melhor de crianças e adolescentes. 

“No fim do dia fui surpreendida com uma portaria me trocando de delegacia. Com a cabeça erguida vamos finalizar o curso em respeito a todas as pessoas envolvidas na organização e à palestrante que é maravilhosa! Não desanimem!”.

Joyce Coelho

A DEPCA volta a ser liderada pela delegada Juliana Tuma, que esteve a frente da Especializada de outubro de 2015 a abril de 2018.

Polêmica com deputada

No fim do mês de maio, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pediu explicações do delegado-geral Bruno de Paula Fraga, sobre uma possível interferência política da deputada estadual Débora Menezes em ações da DEPCA. Um racha entre a delegada Joyce Coelho e a parlamentar veio à tona após uma coletiva de imprensa.

De acordo com informações dos bastidores, ao saber que a deputada participaria da tal coletiva, a delegada Joyce Coelho teria se negado a participar. Ela disse discordar do uso indevido das ações policiais com “fim politiqueiro”.

Após a polêmica, havia a informação de que a então titular da delegacia havia colocado o cargo à disposição da administração da PC-AM. No entanto, essa informação foi negada por ela.