Deputados do AM levam pauta de asfaltamento da BR-319 ao Parlamento Amazônico

Sinésio Campos (PT), Thiago Abrahim (União Brasil) , Adjuto Afonso (União Brasil) e João Luiz (Republicanos-AM), que compõem o Paralamento Amazônico, estiveram presentes no evento

Um grupo composto por deputados estaduais do Amazonas foram até Porto Velho, nesta quinta-feira (29/02), onde levaram a pauta sobre o asfaltamento da BR-319 durante a 1ª reunião do Parlamento Amazônico. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALRO).

Sinésio Campos (PT), Thiago Abrahim (União Brasil) , Adjuto Afonso (União Brasil) e João Luiz (Republicanos-AM), que compõem o Paralamento Amazônico, estiveram presentes no evento.

“Viemos ao Parlamento Amazônico para tratar do assunto da rodovia BR-319, pois precisamos dessa ligação terrestre para o Brasil e para o mundo, além de avançar com os temas da Amazônia e do nosso país”, disse o deputado João Luiz – que tomou posse como secretário de Minas e Energia no Parlamento Amazônico.

Dois dias antes do encontro do Parlamento, o deputado Sinésio Campos – na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – questionou a pesquisa, feita por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que alerta sobre o risco de disseminação de doenças de origem animal, que podem desencadear novas pandemias, por conta do reasfaltamento de trecho da BR-319.

“Essa é uma estrada que já existe há 40 anos e só agora aparece uma pesquisa dizendo que a BR-319 pode se tornar um grande antro de produção de doenças virais ou bacterianas, fruto de animais silvestres que ali circulam. Seria como falaram da Covid-19 que surgiu na China. Agora querem jogar essa pecha sobre a BR-319. É um argumento fajuto, e vamos levar um documento, a Carta de Porto Velho, ao Parlamento Amazônico para uma declaração conjunta dos parlamentares da região em defesa da importância da rodovia”, declarou Sinésio Campos na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas na quarta-feira (28/02).

Posse

O presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual de Rondônia, Laerte Gomes, agradeceu aos deputados estaduais de Rondônia pela oportunidade de representar o Estado como presidente da instituição que defende a Amazônia.

“Sou muito grato a vocês (deputados estaduais) por essa função e tenho certeza de que vou contar com o apoio de cada um do nosso Estado e dos outros para fortalecer a região Amazônica. O Parlamento Amazônico tem como objetivo contribuir com os graves problemas dos Estados que compõem a Amazônia, entre eles, a regularização fundiária e da BR-319, que é fundamental para o desenvolvimento de Rondônia, Amazonas e Roraima”, afirmou.

A reunião do Parlamento Amazônico contou também com a presença do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual do Ceará, Sérgio Aguiar, presidente da ALRO, deputado Marcelo Cruz, representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo de Rondônia, da Câmara Federal e deputados estaduais que compõe a Região Amazônica.

Com informações da assessoria