Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Considerada como estratégica para o escoamento dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM) e para a integração entre os países sul-americanos, o projeto Manta-Manaus tem status prioritário no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a previsão é que a nova rota seja finalizada até 2026. A prioridade no PAC foi confirmada pelo Ministério de Planejamento e Orçamento, nesta semana.
Com a sua viabilização, a expectativa é aumentar a competitividade dos itens produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM), com redução de até 25 dias na entrada de insumos e exportação de produtos com a implantação do eixo que ligará a capital amazonense até a cidade de Manta, no Equador, permitindo o acesso ao oceano Pacífico para os produtos da ZFM.
“A rota Manta-Manaus é a oportunidade que a gente tem de diminuir o custo amazônico dos produtos da Zona Franca de Manaus. Essa priorização que, hoje, o Governo Federal tem de dar uma nova cara à infraestrutura nesse eixo Norte é muito bem-vinda. Esse é um projeto estratégico que tira o Amazonas do isolamento que, até então, ele vivia”, destacou o vice-governador Tadeu de Souza, que representou o Governo do Amazonas no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco, no Acre.
O fórum, que funciona como plataforma de cooperação regional, reuniu governadores, vice-governadores e secretários da Amazônia Legal, membros do Poder Judiciário e do Governo Federal. Durante dois dias, os debates giraram em torno de soluções conjuntas e sustentáveis para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos que afetam a região.
O evento contou com a presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Fórum
Iniciado no último dia 11 de abril, o fórum teve como objetivo central alinhar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em favor do desenvolvimento econômico e social da região. O evento foi promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL).
Além do Governo do Amazonas, por meio do vice-governador Tadeu de Souza, participaram, também, os governadores Helder Barbalho (Pará); Gladson Cameli (Acre); Mauro Ferreira (Mato Grosso); Carlos Brandão (Maranhão); Clécio Vieira (Amapá); os vice-governadores Laurez Moreira (Tocantins) e Sérgio Gonçalves (Rondônia); além do secretário de Agricultura, Márcio Granjeiro, que representou o Estado de Roraima. “Este é momento ímpar onde estamos demonstrando um compromisso, uma união de esforços para que a gente possa diminuir as diferenças”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli.