Festival de Parintins tem início nesta sexta-feira (28/06). Saiba onde assistir em Manaus

Caprichoso e Garantido prometem fazer uma grande festa para o público
Evento promete ser o “Festival dos Festivais” devido à grande repercussão (Foto: Divulgação)

Faltam poucas horas para o início do 57° Festival Folclórico de Parintins e quem abre a primeira noite (28/06) é o boi Caprichoso. O público que está na Ilha Tupinambarana forma uma fila quilométrica para entrar no Bumbódromo.

Quem ficou em Manaus tem inúmeras opções de bares para assistir a festa com os amigos. Pelo sorteio, a ordem de apresentação dos bumbás nas três noites ficou da seguinte forma:

Sexta-feira (28/06)

Abre: Caprichoso
Fecha: Garantido

Sábado (29/06):

Abre: Caprichoso
Fecha: Garantido

Domingo (30/06)

Abre: Garantido
Fecha: Caprichoso

A disputa é feita entre 21 itens oficiais dos bois que se apresentam durante o evento.

Caprichoso

“Raízes, tradições e saberes”. Esses são os subtemas que vão ser abordados pelo boi-bumbá Caprichoso nas três noites.

Para a primeira noite, o Caprichoso, proclama o “Triunfo do Povo” com foco nas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local. 

Dos filhos da terra que plantaram o jardim chamado Amazônia e, pela sua existência, por ela enfrentaram a impiedosa e violenta força da colonização, marcando uma história de dor, resistência e muita.

“A gente veio bem pé no chão. Vão ter vários efeitos, sim, mas de uma forma muito integrada a tudo aquilo que os artistas pensaram, planejaram. O que eu fiz muito foi fazer o seguinte: ‘Eu quero isso pra minha alegoria’, você fala, você vai ter isso e mais isso. Aí chega você, ‘eu quero agregar esse negócio’, mano, você vai ter isso e isso pra ser a sua alegoria. O foco é não deixar faltar nada, é preparar um grande espetáculo para todos os parceiros que investem no festival e se você quer que continue tendo investimento, você tem que fazer uma festa digna”, afirmou o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.

Garantido

“Origem, ancestralidade e transcendência” são os temas que vão ser abordados pelo boi-bumbá Garantido nas três noites. O Garantido, que é o segundo a se apresentar na primeira noite, vai revelar o segredo da “Origem da Vida”.

Há muitas teorias sobre quando e como tudo que nos cerca e somos começou. As teorias indígenas são as mais complexas, simbólicas e poéticas. 

Uma dessas narrativas sobreviveu ao epistemicídio colonial. Chegou ate os dias de hoje graças à resistência de uma das maiores nações indígenas do Brasil, os Sateré-Mawé. É da sabedoria desse povo que emerge a mais potente narrativa sobre a origem da vida.

Segundo Fred Goes, o boi-bumbá de Parintins vive um processo de aperfeiçoamento artístico e de aperfeiçoamento de profissionalização dos espetáculos do festival. Esse é o intuito que o Garantido busca fazer nas apresentações.

“Os segredos que virão todos nós temos dentro de nós. São os saberes dessa nossa Amazônia profunda. Dessa Amazônia que nos faz mais humanos”, afirmou Goes.

Onde assistir o Festival em Manaus?

Para quem quer reunir a sua “galera” na capital amazonense e ver o Festival de Parintins, bares e pontos turísticos se preparam para receber o publico.

No Largo São Sebastião, no Centro, o público contará com uma estrutura composta por telão, caixas de som amplificadas, aproximadamente 200 cadeiras, reforço na segurança e uma área destinada para o público brincar e dançar em frente ao telão durante as três noites.

O largo proporciona ao público pipoqueiros, algodão doce, churros, quiosque de açaí, banca de tacacá, lanchonetes, restaurantes e bares.

O bar Open House, no Adrianopolis, transmitirá os duelos de Garantido e Caprichoso na sexta, sábado e domingo. Os clientes contarão com drinks e ornamentação temáticos do festival, além de promoções como ‘shot free’ para os 50 primeiros que chegarem na ‘casinha’ e/ou estiverem de vermelho e azul.

O “Da Baixa Bar”, localizado na Rua Couto do Valê, nº 166, bairro Petrópolis, transmitirá as três noites de festival, mas apenas com a apresentação do boi bumbá Garantido, que inspira a temática do bar. Além disso, o estabelecimento também segue à risca as regras de arena, ou seja, não será permitida a entrada de pessoas trajando as cores do boi Caprichoso.

Na Zona Leste, um dos points para ver o festival é o Homer Bar. O estabelecimento localizado na rua Professora Raimunda Magalhães, 147, bairro Coroado, vai transmitir os três dias de festa com promoção do litrão da Brahma e Antártica. Ambas vão sair por apenas R$ 9, mas apenas quem estiver trajando a camisa dos bumbás terá direito ao benefício.

Um dos locais tradicionais da cultura do boi bumbá, o Luar de Uaicurapá, que fica localizado na Avenida Rio Madeira, nº 452, bairro Nossa Sra. das Graças, não podia ficar de fora. O estabelecimento reunirá ambas as torcidas nas três noites de apresentações com várias promoções e, pela primeira vez, também transmitirá a apuração, na segunda-feira (01/07), que revelará o grande campeão do 57º Festival de Parintins.

O Khalifa Pub, localizado na Avenida Parintins, no bairro Cachoeirinha, vai transmitir as três noites intercalando com as atrações locais convidadas.

O Yakimix Bar preparou uma programação especial para sexta, sábado e domingo, com a transmissão do espetáculo e drinks temáticos do Garantido e do Caprichoso. O bar fica localizado na Rua Visconde de Porto Seguro, nº 10, bairro Flores.

O bar e restaurante Frankfurt, no Parque Dez, também fará a transmissão das três noites do festival. O anúncio foi feito nas redes sociais.

Screenshot