Inmet emite alerta de perigo amarelo para baixa umidade no Amazonas

Durante o período de baixa umidade, é recomendado a hidratação e evitar exposição ao sol (Foto: Divulgação/Secom)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (04/09), alerta amarelo de perigo para baixa umidade no Estado do Amazonas. Segundo os parâmetros do órgão federal, esse nível significa “perigo potencial” para a população.

O alerta amarelo foi emitido, também, para o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por outro lado, o Inmet manteve o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 Estados e no Distrito Federal. 

Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são: Tocantins, Rondônia e Pará – na Região Norte -, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão – na Região Nordeste -, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – no Centro-Oeste -, Minas Gerais e São Paulo, na Região Sudeste, e o Paraná, na Região Sul.

Recomendações

O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.