Leda Mara é a mais votada no MPE-AM para a vaga de ministra do STJ

Leda Mara recebeu 99 votos dos membros do Conselho Superior do Ministério Público do Amazonas (CSMP)
Leda Mara é ex-procuradora-geral de Justiça do MPE-AM (Foto: Arquivo Pessoal)

Em votação realizada, nesta segunda-feira (19/02), a promotora de Justiça, Leda Mara Albuquerque, foi escolhida por 99 votos pelo Conselho Superior do Ministério Público do Amazonas (CSMP) para a vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O outro postulante ao cargo, o atual procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPEE-AM), Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, obteve apenas 36 votos de seus pares.

Ainda na mesma votação, houve o registro de 12 votos em branco e um voto nulo. Para Leda Mara, a escolha do nome dela é um ato de reconhecimento dos promotores de Justiça do Amazonas. “Fico feliz com a escolha, pois estou há quatro anos fora da política institucional do MPE-AM. Essa votação tem muito a ver com o trabalho que desenvolvi no comando do MPE-AM”, afirmou em entrevista ao portal Panorama Real.

Lista STJ

A escolha de Leda Mara, porém, não garante a vaga dela de imediato no STJ, uma vez que os nomes dos dois promotores – que foram as duas únicas candidaturas homologadas pelo MPE-AM, que tinha direito a formar uma lista sêxtupla -, ainda serão avaliados pelo STJ junto com as indicações dos MPs dos outros Estados e do Distrito Federal. Em seguida, a lista tríplice deverá ser encaminhada, até o próximo dia 15 de março, para o presidente Lula, que indicará o nome escolhido para o STJ.

O nome indicado assumirá a vaga aberta com a saída da ministra Laurita Vaz, que se aposentou após completar 75 anos em outubro do ano passado.

Perfil

Nascida em Manaus, Leda Mara Albuquerque, 58 anos, é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde é professora. Ela ingressou no Ministério Público do Estado (MPE-AM), em 1996. No início da carreira, atuou na Comarca de Parintins por nove anos.

Leda Mara ocupou o cargo de procuradora-geral de Justiça do MPE-AM entre 2018 e 2020. Antes, ela foi, também, secretária-geral e subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do órgão. Atualmente, Leda Mara trabalha na 7ª. Promotoria de Justiça (PJ) com atuação na 4ª. Vara Criminal. Ela, também, já atuou como integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (Gaeco).

Leda Mara é casada com o ex-senador do PT e atual diretor Nacional do Incra, João Pedro Gonçalves.