Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na Base aérea de Manaus na noite desta segunda-feira (09/09), onde participa de uma agenda de compromissos. Acompanhado de oito ministros, ele participará de uma reunião para traçar um plano de ação contra os efeitos da seca no Amazonas.
Na comitiva de Lula estão confirmados: Rui Costa, Ministro da Casa Civil; José Múcio, Ministro da Defesa; Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos; Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Nísia Trindade, Ministra da Saúde; Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima; Waldez Góes, Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional e Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas.
Os senadores do Amazonas, Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), acompanham o presidente na agenda, que inclui visitas pela manhã às comunidades de Manaquiri e de Campo Novo, em Uarini. Há previsão que ele visite a região de Tefé, mais prejudicada pela estiagem.
Durante a tarde, às 15h30 (horário local), Lula se reúne com prefeitos do Amazonas. Nesta reunião, estão confirmados a presença de 53 prefeitos de municípios do Amazonas. O encontro com os prefeitos foi um pedido de Lula, que está preocupado com os efeitos da vazante. Nesta segunda-feira (09/09), o rio Negro alcançou a cota de 17,13 metros de profundidade. A vazante está acelerada e a 4,43 metros da marca histórica da seca de 2023, de 12,7 metros.
Às 16h30, o presidente estará na Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde anunciará medidas de combate à seca na Amazônia.
De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, a comitiva também é composta por Mauro Pires, Presidente do ICMBio; General Tomás Paiva, Comandante do Exército; Renato de Aguiar Freira, Chefe do EMCFA e Rodrigo Agostinho, Presidente do Ibama.
A grande expectativa também está sobre o apoio dele à candidatura de Marcelo Ramos (PT) à Prefeitura de Manaus. Oficialmente a agenda não mostra compromisso com o projeto da sigla na cidade, mas petistas aguardam com expectativa o encontro deles.