Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas elegerão, nesta terça-feira (10/09), os novos dirigentes do Poder Judiciário Estadual e também do Tribunal Regional Eleitoral para o exercício 2025-2027. A escolha se dará na sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas, a partir das 9h, que ocorrerá no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes (prédio anexo à Sede do TJAM), localizado na Avenida André Araújo.
A sessão será dirigida pela presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge.
Quatro magistrados se inscreveram para disputar a eleição aos cargos diretivos do Tribunal de Justiça do Amazonas, visando ao mandato de dois anos que vai de 2 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026.
Para o cargo de presidente do TJAM no próximo biênio, apenas o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes – atual corregedor-geral de Justiça do Amazonas -, formalizou inscrição para concorrer à função.
Para o cargo de vice-presidente do Judiciário Estadual se inscreveram os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil e Cezar Luiz Bandiera.
O cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas também terá dois concorrentes: o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.
Conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 261/2023, a escolha dos novos dirigentes do TJAM deve ocorrer, no mínimo, 60 dias antes do término do mandato da gestão atual, que finaliza em em 1.º de janeiro de 2025.
Na mesma sessão em que ocorrerá a escolha dos novos dirigentes do TJAM, acontecerá também a eleição para definição dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
Na sessão, serão definidos os nomes de dois desembargadores para ingressar como membros titulares (na classe dos magistrados desembargadores) do Tribunal Regional Eleitoral, os quais exercerão os cargos de presidente e vice-presidente da Corte Eleitoral, sendo que o último exercerá, também, a função de corregedor eleitoral.
Concorrendo à presidência do TRE-AM, apenas a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis formalizou sua inscrição.
Já para a vaga de vice-presidente e corregedor do TRE-AM, concorrem a desembargadora Nélia Caminha Jorge – atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas – e o desembargador Cezar Luiz Bandiera.