Manaus recebe título de ‘Cidade Sul-Americana do Desporto 2024’ com evento na Ponta Negra

O título é concedido a municípios que se destacam pela excelência em programas, projetos, eventos e planejamentos

Nesta quinta-feira (22/02), acontece a solenidade de entrega do título “Manaus Cidade Sul-Americana do Desporto 2024” com uma atividade esportiva, na praia da Ponta Negra, zona Oeste. A programação segue até sábado (24/02).

Para a abertura, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, localizada no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, está prevista a apresentação temática de um ritual indígena, enaltecendo as raízes culturais locais e celebrando a diversidade da região. A coordenação estima a participação de cerca de 20 mil pessoas.

A certificação é conferida pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa/European and Cities of Sport Federation).

Reconhecimento

O título é concedido a municípios que se destacam pela excelência em programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, promovendo ações democráticas, competitivas e de saúde pública, como explica o vice-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Mário Barros.

“Desenvolvemos um plano para posicionar Manaus entre as principais cidades esportivas globalmente. Em conformidade com a visão do prefeito David Almeida, estamos coordenando esforços conjuntos para realizar essas iniciativas. Realizamos uma reunião crucial aqui no Centro de Cooperação da Cidade, reunindo todas as áreas envolvidas na celebração deste reconhecimento esportivo para Manaus”.

Além do prestígio internacional, a certificação contribuirá para atrair investimentos e parcerias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida local.

Passagem da bandeira

Para comemorar o feito, alunos, gestores e servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da “Passagem da Bandeira” nesta quarta-feira (20/02). Na oportunidade, os professores de Educação Física fizeram uma explanação sobre a ação realizada para os alunos, com a participação dos educadores e da comunidade escolar no geral, na quadra da unidade de ensino ou em espaços lúdicos.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, essa passagem pelas escolas é um momento muito importante para que as crianças se reconheçam como parte dessa conquista importante para a Semed.

“Hoje é um dia muito importante para a educação e para o esporte. Passamos pelas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) para as nossas crianças vivenciarem esse momento e entenderem como é importante essa ferramenta do esporte junto com a educação”, completa Luiz.

O diretor administrativo da Fundação Manaus Esporte (FME), João Carlos Janjão, comentou que foi importante compartilhar com os estudantes essa vitória. “Essa passagem nas escolas foi sensacional, esse contato com as crianças e jovens é importante para eles entenderem que também fazem parte disso. É um título que Manaus mereceu e é para todos nós manauaras”, acrescentou.

Satisfação

Aproximadamente 150 alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, da escola municipal Eliana Lúcia Monteiro, localizada no bairro Santo Agostinho, zona Oeste, participaram da programação. Para a diretora Patrícia Augusta da Silva Santana, o fato de participar desse momento especial, é uma forma de valorizar o trabalho da escola com os alunos da prática esportiva.

“É um reconhecimento que a escola conquista pelo fato de valorizarmos muito a educação física, e também pelo fato de termos uma estrutura, que fornece essa modalidade para os alunos. Nós temos professores de educação física responsáveis e competentes, e que levam esse ensinamento da importância da prática do desporto para o desenvolvimento não só físico, mas intelectual e humano para os nossos alunos. Isso na verdade é um reconhecimento, que a escola dá para os alunos sobre essa importância da premiação da nossa cidade como capital Sul-Americana do desporto”, comentou.

Faixa preta de taekwondo, a aluna Maria Luiza dos Santos assistiu à programação e ficou muito feliz pela escola ter sido escolhida dentro do roteiro, pois é uma forma de motivar mais ainda os alunos a praticar qualquer tipo de esporte.

“É um momento muito importante para a escola ganhar esse reconhecimento, tanto para os professores, a diretora e os alunos. Como aluna, fiquei muito feliz por ter participado, porque me sinto reconhecida. Eu pratico taekwondo, é importante para os mestres e os alunos da modalidade. Para a nossa escola, essa programação é boa, porque têm alunos que querem ser jogadores de futebol, de vôlei, lutadores, enfim, isso ajuda muito mesmo a incentivar a prática esportiva”, concluiu.

Com informações da assessoria