Manifestações contra Bolsonaro devem marcar vinda do líder da extrema-direita a Manaus

Protestos ocorrerão em frente da Arena Amadeu Teixeira, às 18h
Vinda de Bolsonaro a Manaus é criticada por vários setores da sociedade (Foto: Divulgação)

Movimentos sociais e agremiações políticas planejam realizar uma manifestação, a partir das 18h desta sexta-feira (03/05), em frente à Arena Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Sul de Manaus, contra a vinda do líder da extrema-direita, Jair Bolsonaro, a Manaus, neste fim de semana. O local é o mesmo onde o ex-presidente vai participar de um evento realizado pelo Partido Liberal (PL) para oficializar a pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto.

De acordo com João Tayah, que é delegado de polícia, professor e coordenador da Setorial de Segurança Pública do PT-AM, os participantes devem levar faixas e cartazes mostrando a “verdadeira face” de Bolsonaro em relação ao Amazonas. Segundo ele, o ex-presidente minimizou problemas do Estado, lutou contra a Zona Franca de Manaus e abandonou os amazonenses durante a pandemia da covid-19.

“A vinda do Bolsonaro a Manaus representa um retrocesso. Ele não é merecedor nem de gratidão e muito menos de homenagem depois de ele ter negado oxigênio para as pessoas que aqui morreram asfixiadas na cama de um hospital. Manaus foi o epicentro da pandemia graças, em grande parte, a negligência do governo dele”, destacou Tayah.

A manifestação ocorrerá uma hora antes do evento agendado pelo PL. Entre os movimentos do PT que confirmaram participação na mobilização estão: Juventude; Mulheres, Causa ambiental e Policiais pela Democracia.

A previsão é que Bolsonaro e a presidente do PL Mulher, ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, desembarquem por volta do meio-dia no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de onde seguirão em carreata até a Ponta Negra. Sem mencionar o local, Bolsonaro e comitiva irão se retirar para o almoço, e após um período de descanso, seguirão para o evento de pré-candidatura de Alberto Neto.

Cartazes contra Bolsonaro foram espalhados em vários pontos de Manaus (Foto: Divulgação)
Críticas à homenagem

João Tayah também repudiou a homenagem dada a esposa de Bolsonaro pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ela receberá nesta sexta-feira o título de cidadã do Amazonas.

“Daqui a pouco ser amazonense será motivo de vergonha e não de orgulho, por causa de tanta homenagem que a Assembleia Legislativa está dando para pessoas que só prejudicam o povo. O que a Michelle Bolsonaro fez para o nosso povo? Absolutamente nada! É outra que não é merecedora de absolutamente nada. Eu que sou amazonense de verdade, que nasci aqui, estou envergonhado”.

Aluguel da Arena

Com capacidade de lotação para pouco mais de 10 mil pessoas, a Arena Amadeu Teixeira foi alugada pela empresa Starmix Soluções LTDA por R$ 7 mil para um evento do PL. Consultada sobre o uso de um espaço público para um evento de uma sigla partidária, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) informou que a solenidade foi autorizada como palestra, “sem maior detalhamento”.