Moradores do Puraquequara recebem mutirão de saúde neste sábado (20/01)

Para os atendimentos, os usuários devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF, além do cartão de vacina, no caso de atualização vacinal

Aferição de pressão, consultas médicas e aplicação de vacinas estão entre os serviços de saúde que a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ofertar à população no “Manaus Mais Cidadã”. A primeira edição deste ano do mutirão de serviços públicos acontece neste sábado, 20/1, das 8h30 às 14h, na escola municipal São Sebastião, na rua Boa Vista, na comunidade Vila do Puraquequara, no bairro Puraquequara, zona Leste da capital.

Para o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o “Manaus Mais Cidadã” é uma oportunidade importante para se levar os serviços da saúde para mais perto da população, atendendo a determinação do prefeito David Almeida.

“Levando profissionais de saúde até as comunidades, fora do horário comercial, nós conseguimos facilitar o acesso a consultas e exames por pessoas que necessitam, mas que muitas vezes não têm condições de buscar essa assistência”, assinala.

No mutirão, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Platão Araújo e do Distrito de Saúde Leste da Semsa vão ofertar serviços de triagem e aferição de pressão, consultas com clínico geral, vacinação de rotina e da Covid-19 para adultos e crianças, coleta do preventivo do câncer do colo do útero, exames de pele para hanseníase, testes rápidos para hepatites B e C, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e Covid-19, e dispensação de medicamentos e preservativos.

Para os atendimentos, os usuários devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF, além do cartão de vacina, no caso de atualização vacinal.

Também no mutirão, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Semsa, estarão a postos para vacinar cães e gatos contra a raiva humana. Os animais devem ter a partir de 3 meses de idade e estar em boas condições de saúde para receber o imunizante. Os tutores podem ainda fazer o agendamento para o serviço de castração, realizado na sede do CCZ, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa, zona Oeste.

O “Manaus Mais Cidadã” contará ainda com equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) da Prefeitura, que vai manter uma ambulância para apoio e primeiros socorros durante o evento no Puraquequara.

Com informações da assessoria