Partidos do centrão dominam as primeiras pesquisas para capitais do Norte

Em Manaus, o atual prefeito, David Almeida (Avante) aparece à frente

Brasil de Fato – Em seis, das sete capitais da região Norte do país já é possível ver uma fotografia da corrida eleitoral. Em quatro delas, partidos do chamado “centrão” lideram as pesquisas para as prefeituras locais: Manaus (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP) e Porto Velho (TO). Nas outras duas, Belém (PA) e Palmas (TO), candidatos da extrema direita aparecem à frente.

Não é possível analisar o cenário eleitoral em Boa Vista (RR) porque não há pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgadas desde janeiro deste ano. As duas últimas, protocoladas por Cidades e Participações e Instituto Veritá, respectivamente em 7 e 9 de junho, não foram publicadas.

Em Manaus, o atual prefeito, David Almeida (Avante) aparece à frente, segundo pesquisa da Quaest divulgada em 11 de maio deste ano, com 30% das intenções de voto. Logo atrás está o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que soma 27%.

O levantamento anterior, da Paraná Pesquisas, publicado em 28 de abril deste ano, confirmou a polarização entre os dois candidatos. Nesta pesquisa, Almeida aparece com 29,5% e Mandel chega a 26,4%. Se vencer, o candidato do Cidadania pode ser o primeiro prefeito de capital diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por enquanto, Tião Bocalom (PL) é o único prefeito de capital do Norte que não aparece à frente, com possibilidade de conseguir a reeleição. O mandatário de Rio Branco soma 34% das intenções de voto contra 39% de seu principal adversário na disputa, o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), de acordo com a pesquisa da RealTime Big Data divulgada em 9 de maio deste ano.

Na outra ponta, está Dr. Furlan (MDB), prefeito de Macapá e pré-candidato com o maior índice apontado por pesquisas em todas as capitais do país. São 74,3% das intenções de voto, contra apenas 5% do ex-senador Josiel Alcolumbre (UB).

Em Belém, a pré-candidatura do atual prefeito Edmílson Rodrigues (PSOL), até aqui, não decola. Com altos índices de reprovação de sua gestão, o pessolista aparece em terceiro, no levantamento da Paraná Pesquisas de 18 de junho deste ano, com 13%.

Liderando a corrida eleitoral está o deputado federal Eder Mauro (PL), com 30%, seguido pelo deputado estadual Igor Normando (MDB), que soma 18,4%.

Em Porto Velho, o centrão volta a dominar completamente a disputa. Mariana Carvalho, ex-deputada federal do União Brasil, é quem lidera a corrida eleitoral para a prefeitura local, com 21,4% das intenções de voto, segundo levantamento da Phoenix, publicado no último domingo (23). Logo atrás, está o deputado federal Léo Moraes (Podemos), que tem 17,6%.

O jornal Correio do Povo divulgou, no último sábado (22), a mais recente pesquisa sobre as eleições em Palmas. O levantamento mostra a deputada estadual Janad Vacari (PL) à frente, com 41% das intenções de voto, seguida pelo deputado estadual Eduardo Siqueira (Podemos), que tem 26%.