Pesquisa da Fecomércio-AM mostra que 96% dos consumidores devem comprar no Dia das Mães

Levantamento entrevistou 1,2 mil pessoas entre os últimos dias 11 e 12 de março

Pesquisa divulgada, nesta quarta-feira (10/04), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), mostra que 96% dos consumidores pretendem ir às compras para garantir o presente no Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio. Realizado por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), o levantamento realizou entrevistas com 1,2 mil pessoas em todas as zonas da cidade, entre os últimos dias 11 e 12 de março.

Segundo a pesquisa, os principais produtos na preferência dos consumidores são roupas, calçados e acessórios. Esses itens lideram o ranking da lista de intenção de compras, com 52% das respostas. Na sequência, aparecem perfumes (40%) e cosméticos (24%). Serviços como restaurantes para celebrar a data no almoço/jantar aparece em quarto lugar, com 18% das respostas. A lista também inclui itens como flores (10%), maquiagens (8%) e eletrodomésticos (5%), entre outros.

Além das mães, com 72% das respostas sobre quem o entrevistado irá homenagear, aparecem também na lista: esposas (22%), sogras (16%), irmãs (10%), filhas (9%), avós (8%) e noras (4%), entre outras.

Limite de gastos

Sobre os gastos, 17% dos entrevistados declararam que pretendem gastar até R$ 80,00, seguido de 25% que afirmaram valores entre R$ 81,00 a R$ 150,00. A maioria dos entrevistados (30%) pretende gastar entre R$ 151,00 e R$ 250,00. Outros 17% pretendem gastar entre R$ 251,00 a R$ 400,00 e 10% dos entrevistados responderam com mais de R$ 400,00. No ano passado, a pesquisa apontou que o maior percentual (27%) de entrevistados pretendia gastar entre R$ 101,00 a R$ 200,00.

Expectativa das mães

Segundo a pesquisa, as mães também gostariam de ganhar roupas, calçados e acessórios, itens que aparecem em primeiro lugar na lista de intenção de compras.

Das formas de pagamento

O cartão de crédito é a opção mais escolhida pelos consumidores na hora de realizar o pagamento, totalizando 46% das respostas. Em segundo lugar, aparece a modalidade à vista (dinheiro/pix) com 31% da preferência. Ocupando o terceiro e quarto lugares, estão as opções crediário/carnê/cartão da própria loja (13%) e cartão de débito (10%).

A preferência do consumidor é a compra em loja física, com 94% das respostas, sendo dividido em pontos comerciais como shopping center (67%), loja de rua/bairro (20%), centro da cidade (12%) e hipermercado (1%). A pesquisa completa da Fecomércio-AM sobre o Dia das Mães deste ano pode ser acessada no link www.fecomercio-am.org.br.