Pesquisa eleitoral aponta vitória de David Almeida sobre adversários em todos os cenários

David Almeida venceria Amom Mandel com mais da metade dos votos

A terceira pesquisa eleitoral sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus, realizada pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), aponta David Almeida (Avante) na frente das intenções de voto para ser reeleito prefeito de Manaus. Ele ficou com 15,6% na espontânea, mais da metade dos votos do segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que teve 7,7%.

O terceiro lugar ficou com o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), seguido pelo Capitão Alberto Neto (PL) com 2,2% e Marcelo Ramos (PT) com 1,1%. Maria do Carmo Seffair e Gilberto Vasconcelos ocuparam a lanterna da avaliação, com 0,3% e 0,1%, respectivamente.

O que chamou a atenção na mostra foi a quantidade de eleitores indecisos ou que não quiseram responder em quem vão votar na eleição deste ano, que acontece no mês de outubro. 63,1% não quiseram opinar. Brancos e nulos ficaram com 4,7%.

Foram realizadas mil entrevistas no período de 10 a 19 de junho. A confiabilidade é de 95% e com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário 1 – estimulada, que é quando o entrevistador dá os nomes dos pré-candidatos para o eleitor fazer a sua escolha, David Almeida alcançou 35,9%. Já Amom Mandel ficou com 23,8%; Roberto Cidade com 9,3%; Capitão Alberto Neto com 6,1%; Marcelo Ramos com 5,2%; Maria do Carmo Seffair com 3,3%; Wilker Barreto com 1,3% e Gilberto Vasconcelos com 0,5%. Neste cenário, o número de indecisos ou que não preferiram opinar caiu para 5,4%.

Segundo turno

Em um cenário de segundo turno entre David Almeida e Amom Mandel, o atual prefeito venceria com 46% dos votos contra 39,5%. Caso ele dispute contra o Capitão Alberto Neto, o percentual aumenta. David ficaria com 59,3% contra 25,5%.

A pesquisa ainda avaliou uma disputa entre o prefeito que concorre a reeleição e o representante do PT. David Almeida ficaria com 59,3% e Marcelo Ramos com 19,5%. Contra Roberto Cidade, David teria 55,2% contra 25,6% do adversário.

Rejeição

No quesito rejeição, o mais votado foi o petista Marcelo Ramos – que conta nesta eleição com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ramos ficou com 17,2%, seguido de Gilberto Vasconcelos com 13,2%, Maria Seffair com 11,2% e Wilker Barreto com 11%.

David Almeida, Roberto Cidade, Capitão Alberto Neto e Amom Mandel foram citados. Veja abaixo os percentuais: