PF apreende celulares, notebooks e pistolas de militares do AM em operação por tentativa de golpe de Bolsonaro

Segundo a PF, foram apreendidos: dois celulares; duas pistolas; dois notebooks e 10 pen-drives

A Polícia Federal do Amazonas informou, na manhã desta quinta-feira (08/02), que cumpriu três dos 33 manda da Operação Tempus Veritatis – que apura uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado supostamente orquestrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. No Amazonas, o ex-ministro general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) e o general Estevam Theophilo Gaspar foram os principais alvos.

Segundo a PF, foram apreendidos: dois celulares; duas pistolas; dois notebooks e 10 pen-drives que serão analisados como provas dos autos. Dos três mandados, um doi um mandado de busca e apreensão, um busca pessoal e o último foi uma Intimação para Medidas Coercitivas.

A polícia não deu detalhes se encontrou os equipamentos na casa de Augusto Heleno ou de Estevam Theophilo. A operação é realizada em, pelo menos, dez estados. No entanto, a equipe enviou um vídeo que mostra o momento da apreensão.

Casa de Bolsonaro

A PF foi à casa de Bolsonaro na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), e apreendeu o celular de um de seus assessores, Tercio Arnaud Thomaz. Ele estava na residência com o ex-presidente. O ex-presidente deve entregar o passaporte em 24 horas, já que o documento não foi encontrado no local.

Presos

Durante a operação de hoje foram presos: Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro; Marcelo Câmara, coronel da reserva do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro e Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército.

O coronel do Exército Bernardo Romão Corrêa Netto, alvo do quarto mandado, não foi detido porque está nos Estados Unidos. O mandado de prisão será enviado ao Exército para que notifique o militar.