Prazo para declarar Imposto de Renda termina nesta sexta (31/05); 5 milhões deixaram para últimos dias

Cerca de 5 milhões de contribuintes ainda não tinham feito a entrega da declaração até a tarde de quinta
Para fazer a declaração, é preciso ter uma conta no sistema gov.br (Foto: Divulgação)

Brasil de Fato – Termina nesta sexta-feira (31/05) o prazo para declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para a grande maioria dos brasileiros e brasileiras. As exceções são os moradores dos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, que terão até 31 de agosto para acertar as contas com o leão.

Segundo a Receita Federal, cerca de 5 milhões de contribuintes ainda não tinham feito a entrega da declaração até a tarde de quinta-feira (30/05), quando haviam sido entregues cerca de 38 milhões das 43 milhões de declarações esperadas no total.

É possível fazer a declaração fazendo o download do programa IRPF 2024, direto no site da Receita Federal. Entretanto, também é possível fazer a declaração sem baixar o programa, direto na plataforma Meu Imposto de Renda.

Para fazer a declaração, é preciso ter uma conta no sistema gov.br. Quem ainda não criou o cadastro pode fazê-lo gratuitamente. Saiba como clicando aqui.

Quem não cumprir o prazo para envio da declaração terá de pagar multa de 1% sobre o valor do imposto devido, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74; οu de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Restituições

Segundo o calendário oficial divulgado pela Receita Federal, as restituições serão pagas em cinco lotes, sem contar os lotes residuais. O primeiro lote já tem consulta aberta, e os contemplados receberão já nesta sexta-feira.

Também por conta da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul, os contribuintes do estado que já realizaram a declaração terão prioridade na restituição.