Seduc abre inscrições para Provão Eletrônico no interior do Amazonas

As provas serão aplicadas entre os dias 20 e 24 de maio

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar abriu, nesta segunda-feira (13/05), a segunda janela de aplicação do Provão Eletrônico destinado aos municípios do interior do Amazonas. Nesta edição, realizarão o certame os estudantes dos municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Tefé (distantes 68, 117, 1.108 e 523 quilômetros de Manaus, respectivamente). O período de inscrição segue até a sexta-feira (17/05).

Para confirmar a inscrição, o interessado deve realizá-la de maneira on-line, pelo site http://examesupletivo.seduc.am.gov.br. É necessário, no momento de preenchimento do formulário, anexar RG, CPF e comprovante de residência do candidato inscrito.

As provas serão aplicadas entre os dias 20 e 24 de maio, também por meio de plataforma virtual, em escolas polo da rede estadual em cada município.

“O provão é uma grande oportunidade de mudança de vida das pessoas. Abre as portas para um emprego melhor, a entrada na universidade, uma chance de fazer um concurso público, vestibulares. Todas essas áreas exigem certificação, e possibilitamos isso”, explicou o coordenador do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), André Siqueira, que atua na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) da Secretaria de Educação.

A primeira mobilização do Provão Eletrônico, este ano, aconteceu no mês de abril, nos municípios de Apuí, Coari, Itacoatiara e Parintins (distantes a 453, 363, 176, 369 quilômetros de Manaus respectivamente). Até o momento, contando com a cidade de Manaus, mais de 15,5 mil candidatos já se inscreveram nas mobilizações do Provão Eletrônico realizadas em 2024.

A prova

O exame supletivo é composto por 20 questões e avalia cada etapa de ensino não concluída pelo aluno. Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário realizar o Provão Eletrônico com oito componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas, serão incluídas as disciplinas de Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia.

Ao final do provão, os candidatos que alcançarem nota maior ou igual a 6,0 receberão o certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações são realizadas por meio de um sistema on-line, e a Gaeed disponibiliza profissionais aplicadores que acompanham e orientam sobre questões relacionadas ao certame nos municípios.

A idade mínima para participar do supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para quem pretende concluir o Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos.

O candidato pode optar em agendar até quatro componentes curriculares por turno (matutino e vespertino); e deverá comparecer ao local de realização das provas com até 30 minutos de antecedência do início da aplicação.

Com informações da assessoria