Atleta amazonense quebra recordes brasileiro e sul-americano no lançamento de dardo

A marca lhe garantiu o ouro na competição e deixou o atleta mais próximo da vaga olímpica

Pedro Nunes, atleta do lançamento de dardo, quebrou o recorde brasileiro e sul-americano da modalidade ao alcançar a marca de 85,11 metros, no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, disputado em Cuiabá, na noite de domingo (12/05). A marca lhe garantiu o ouro na competição e deixou o atleta, que é membro do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, do Governo do Amazonas, ainda mais próximo da vaga olímpica como o sexto melhor do mundo.

“O Governo do Amazonas está comprometido em oferecer o suporte necessário para que nossos atletas possam brilhar em suas modalidades. O Pedro é um atleta de alto nível, que está muito próximo de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e estamos orgulhosos de apoiá-lo nessa caminhada”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Na competição, disputada na pista do Centro Olímpico de Treinamento na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Pedro alcançou a marca em seu último lançamento, ultrapassando o português Leandro Ramos, que havia lançado 83,09m. Com os 85,11m lançados, o parintinense ficou a apenas 39 centímetros do índice olímpico.

“Nós acabamos tirando um peso, nos treinamentos eu estava conseguindo alcançar marcas boas. No lançamento de dardo precisamos de um clima bom, uma competição boa e de bons implementos; e aqui em Cuiabá essas circunstâncias foram todas favoráveis”, exaltou Pedro Nunes.

Com a marca alcançada, Pedro se coloca entre os seis melhores lançamentos de dardo em 2024, ele ultrapassou o romeno Alexandru Novac, que tem como melhor lançamento 84,04m. Max Dehning, Jakub Vadlejch, Neeraj Chopra, Anderson Peters e Aliaksei Katkavets completam a lista.

Com informações da assessoria