Teatro da Instalação recebe estreia de nova temporada do espetáculo ‘Helena’

A temporada de “Helena” se estende até agosto
O espetáculo traz músicas novas para a trilha sonora (Foto: Divulgação)

No domingo (19/05), às 19h, o Ateliê 23 apresenta a nova temporada do espetáculo “Helena”, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, no Centro). Os ingressos estão disponíveis por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) no site atelie23.com e no Instagram (@atelie23). A classificação é de 16 anos.

A obra estreia com novo elenco, figurino, cenário e trilha sonora, para contar a história de superação de Helena, filha de Cauby Peixoto, mulher, mãe, professora brasileira, que ensina, com sua trajetória, como continuar, renascer e viver.

“Minha mãe teve que dizer muitas vezes ao destino com quantos nós se faz uma couraça, cresci vendo e admirando a força que ela é. Hoje, aos 63 anos e com a peça, ela pode assistir o tamanho gigante que ela nos ensina ser”, afirma Taciano Soares, filho de Helena, diretor da companhia e do espetáculo.

Segundo Taciano Soares, o espetáculo traz músicas novas para a trilha sonora, com dez composições assinadas por ele e Eric Lima e arranjos de Guilherme Bonates, Luana Aranha e Stivisson Menezes, além do elenco que ganhou mais atores em cena para honrar cada fase da protagonista, desde o nascimento dela até a morte do segundo marido, o Mestre Vermelho Boxer, destaque nas rodas de capoeira.

“Outra principal diferença da primeira versão é que, depois de espetáculos sobre pessoas que existiram, mas que não têm imagens delas, vamos fazer intervenções por meio de video mapping, para que o público tenha acesso aos rostos que estamos falando. Minha mãe aparece no primeiro momento e depois de toda história”, destaca o diretor. “Isso vai produzir no espectador uma sensação maior de empatia, de aproximação, de interesse, é mais uma camada para proporcionar às pessoas uma leitura nova sobre a obra”.

A temporada de “Helena” se estende até agosto, com duas apresentações por mês, no Teatro da Instalação, com capacidade para 200 pessoas na plateia. A próxima sessão em maio acontece no dia 26, um domingo.

“O espetáculo faz parte de um projeto grande da Funarte, sobre 10 anos do Ateliê 23, que vai subsidiar o grupo por um ano”, explica Taciano Soares. “Para o ano que vem, a proposta é circular com ‘Helena’ pelo Brasil”.

Com informações da assessoria