Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Wilson Lima, do União Brasil, é o pior governador do Brasil. É o que afirma a pesquisa Atlas Ranking Governadores 2024, divulgada no fim de semana.
Segundo o estudo que avaliou o desempenho de todos os chefes do Executivo Estadual do país, neste ano, Wilson Lima ficou em último lugar no ranking após cair 11 posições em relação ao levantamento realizado em 2023.
De acordo com a pesquisa Atlas, Wilson Lima teve um índice de 69% de desaprovação. Por outro lado, só 25% dos entrevistados aprovam o atual governador do Amazonas. Outros 6% não souberam responder.
O segundo pior avaliado é o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é desaprovado por 60% dos cariocas, outros 15% dizem não saber e só 26% aprovam seu governo.
Dos 27 governadores, apenas 13 tiveram aprovação superior à desaprovação em seus Estados.
Região Norte
O melhor chefe do Executivo da Região Norte é o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que é o sexto colocado no ranking geral, com 58% de aprovação e 37% de reprovação, segundo a pesquisa Atlas. Ele é seguido por Wanderlei Barbosa (Republicanos), de Tocantins, que está em oitavo lugar, no geral, com 57% de aprovação e 25% de desaprovação.
Por outro lado, Marcos Rocha (União Brasil), governador de Rondônia, aparece em 18º lugar com 38% de aprovação e o mesmo índice de reprovação. Clécio Luís (Solidariedade), do Amapá, está na 19º posição com 52% de desaprovação e apenas 36% de aprovação. Antonio Denarium (Progressistas), governador de Roraima, está na 21ª colocação com 55% de desaprovação e 34% de aprovação. Já Gledson Cameli (Progressistas), governador do Acre, está na 23ª posição com 48% de desaprovação e só 33% de aprovação. Wilson Lima, do Amazonas, é pior governador do Norte e do Brasil.
Confira a lista detalhada de aprovação e reprovação dos governadores:
Sobre a pesquisa
Ao todo, a pesquisa Atlas ouviu 29.694 pessoas nos 27 Estados brasileiros, entre os dias 15 de julho e o último dia 4 de agosto. Os entrevistados foram consultados por meio de formulários on-line, usando a metodologia de recrutamento digital aleatório da Atlas.
A margem de erro varia de 1 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos, dependendo do tamanho do Estado – quanto mais populoso, menor a margem de erro. O nível de confiança é de 95%.
Governador de Goiás lidera ranking dos melhores
No outro lado do ranking, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, aparece em primeiro lugar como o governador mais bem avaliado do Brasil. Conforme a pesquisa Atlas, ele tem uma aprovação de 75%. É o segundo ano consecutivo que Caiado aparece na primeira posição, repetindo o feito de 2023, quando liderou o ranking com 72% de aprovação, de acordo com o levantamento da Atlas.
Logo atrás de Caiado, no top 5 do ranking, aparecem Rafael Fonteles (PT), do Piauí, com 68% de aprovação; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso, com 64% de aprovação; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, com 60%; e João Azevedo (PSB), da Paraíba, com 59%.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece na décima posição, com 53% de aprovação. É a mesma posição que ocupou no ranking do ano passado.