Nascidos em fevereiro podem sacar abono salarial a partir desta sexta (15/03)

O PIS é pago para trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pela Caixa Econômica Econômica Federal

Brasil de Fato – A partir desta sexta-feira (15/03), pessoas nascidas em fevereiro que têm direito ao abono salarial do PIS ou do Pasep podem sacar o dinheiro referente ao ano-base de 2022. Esta é a segunda leva de trabalhadores que poderão receber o dinheiro neste ano, já que os nascidos em janeiro tiveram o abono liberado em fevereiro.

Os abonos são pagos para pessoas que receberam até dois salários mínimos como remuneração mensal média durante o ano de 2022. É preciso ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias.

O PIS é pago para trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pela Caixa Econômica Econômica Federal. Quem tem conta corrente ou conta poupança no banco recebe automaticamente. Para os demais, o dinheiro ficará disponível pelo aplicativo Cai xa Tem, pela conta digital ou em canais de atendimento como agências da Caixa, lotéricas e autoatendimento.

O Pasep, por sua vez, é pago a funcionários públicos. Nesse caso, o abono é pago pelo Banco do Brasil, que realizará crédito em conta bancária; transferência via TED, via pix ou presencial nas agências de atendimento.

Os pagamentos são liberados de maneira escalonada, de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador. O calendário completo de pagamento está disponível no fim deste texto.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que organiza os pagamentos, informou que mais de 24 milhões de trabalhadores receberão os abonos, com valores entre R$ 118 e R$ 1.412, de acordo com o total de meses trabalhados em 2022.

Em caso de dúvidas, os trabalhadores devem entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego pelos canais disponíveis neste link, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho ou pelo telefone 158.