Programa Dignidade Menstrual distribui 180 mil absorventes no AM

No estado, 66 farmácias estão credenciadas para participar da distribuição

Desde o início da distribuição de absorventes gratuitos em farmácias populares no Amazonas, em 17 de janeiro de 2024, foram entregues 180 mil absorventes para 4 mil mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é do Ministério da Saúde pelo programa Dignidade Menstrual.

No estado, 66 farmácias estão credenciadas para participar da distribuição, abrangendo diferentes regiões. Dessas, 50 são em Manaus.

As demais encontram-se em Boca do Acre (2), Coari (2), Envira (1), Humaitá (1), Itacoatiara (1), jutaí (1), Lábrea (1), Manacapuru (1), Manicoré (1), Maués (1), Parintins (2), Presidente Figueiredo (1), São Gabriel da Cachoeira (1), conforme dados do Ministério da Saúde.

Em todo o Brasil, desde o lançamento do programa, 43,6 milhões de absorventes foram distribuídos para 1,1 milhão de mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, existem 15,2 mil farmácias no país, abrangendo 3,5 mil municípios.

O programa visa atender estudantes de baixa renda da rede pública, pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade extrema, e detentas. O público-alvo abrange 24 milhões de mulheres entre 10 e 49 anos, distribuídas em todas as regiões do país.

Dados da pasta também revelam que 15 milhões de mulheres buscaram o programa Farmácia Popular para obter medicamentos gratuitos ou com coparticipação, incluindo absorventes e fraldas geriátricas, representando 62% do total de usuários, no período de janeiro de 2023 a janeiro deste ano.

Com informações da assessoria