TRE derruba decisão do TJAM e deixa Wilker Barreto fora de debate na TV

Wilker Barreto não se pronunciou sobre a nova decisão (Foto: Divulgação)

O candidato Wilker Barreto (Mobiliza) vai ficar de fora do debate da Band Amazonas nesta quinta-feira (08/08). Ele havia conseguido uma decisão judicial favorável para participar do embate, mas foi derrubada pelo juiz Fabrício Frota Marques, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

O magistrado afirmou que os pré-candidatos também devem atender a regra que exige que os partidos deles tenham pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional para que eles participem de debates. A nova avaliação vai contra a decisão do juiz Roberto Santos Taketomi, da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, sobre a aplicação de critérios para participação de debates. 

“Não prospera, portanto, o fundamento anotado pelo magistrado, de que a norma eleitoral que exige representação mínima no Congresso Nacional para a participação em debates se aplica apenas a candidatos, conforme art. 46, § 1º, da Lei nº 9.504/97, e não a pré-candidatos”, afirma Fabrício Marques, na decisão.

Debate

Todos os cinco convidados, Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT) e Alberto Neto (PL), confirmaram presença no debate – que ocorre a partir das 21h39.

Além de Wilker, também não vai participar o candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) por falta de representatividade de seus partidos no Congresso Nacional.

Ao Panorama Real, Gilberto Vasconcelos disse que não buscará a justiça para participar da entrevista, mas que não acha o formato adotado pela emissora democrático.

”Não entramos e não vamos entrar na justiça porque para os partidos que não possuem representação na Câmara dos Deputados é facultativo. Mas, para além disso, considero uma imensa falta de democracia e um desrespeito para com a população, que não terá a oportunidade de ver o confronto de ideias entre os que defendem o status quo e quem realmente tem propostas de mudanças”, disse.

O mediador do Debate vai ser o jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que há mais de 12 anos integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O primeiro debate da corrida eleitoral Manauara será transmitido na TV aberta para todos os 62 municípios do Amazonas, no canal 413HD da SKY, com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no youtube @bandamazonas e no aplicativo Band Play. O público também poderá acompanhar o Debate nas ondas da rádio Band News FM Difusora Manaus, em 93,7Mhz.