CMM instaura CPI para investigar irregularidades na Semcom

Procuradoria Geral da CMM emitiu parecer favorável ao requerimento que solicita a investigação, assinado por 15 parlamentares

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O anúncio sobre a instauração da investigação foi feito pelo presidente da Casa, o vereador Caio André (União Brasil), nesta terça-feira (16/04), que leu o parecer favorável da Procuradoria Geral da Casa Legislativa ao requerimento nº 5.107/2024.

“Portanto, entende-se que os pré-requisitos básicos para a instauração da CPI foram devidamente atendidos. Esse foi o parecer da nossa Procuradoria. Informo aos senhores vereadores que na segunda-feira (22/04) iremos reunir o colegiado de líderes para a instauração da referida CPI”, afirmou Caio André, na Sessão Plenária.

O vereador William Alemão (Cidadania) comemorou a decisão nas redes sociais. “É uma notícia muito boa. Nós queremos transparência investigando o que realmente aconteceu nessa secretaria. Bora pra cima!”, disse ele.

VEJA O VÍDEO:

Ao todo, 15 parlamentares assinaram o requerimento pedindo a instauração da CPI. O próximo passo é escolher o presidente, relator e membros titulares da Comissão Parlamentar de inquérito.

Denúncia

A desconfiança de irregularidades na Semcom veio à tona após a divulgação pela imprensa nacional de um vídeo que mostra um suposto pagamento em dinheiro a um portal de notícias. As imagens teriam sido gravadas dentro da sede do órgão pelo funcionário desse veículo de comunicação. A Prefeitura de Manaus e a Polícia Civil informaram que abriram investigações para apurar as denúncias.

Desculpas não aceitas e exoneração

Na ocasião, o secretário de comunicação era o jornalista Israel Conte, que chegou a ir à CMM no dia 20 de março para prestar esclarecimentos sobre a denúncia. Mesmo com a apresentação de um laudo pericial – feito pela empresa particular “Smart Perícias” -, de que o vídeo foi manipulado, parlamentares rejeitaram as alegações do titular da Semcom e avançaram com o pedido de instalação da CPI.

Israel Conte, que estava há quase dois anos no cargo, foi exonerado pelo prefeito Davi Almeida (Avante) no início de abril. O cientista político Michael Serafim Passos – mais conhecido pelo nome de Jack Serafim – assumiu o cargo.