Prefeitura de Manaus conclui troca de secretários em meio a denúncia de corrupção na Semcom

Jack Serafim foi nomeado secretário de Comunicação, na segunda-feira (08/04), no lugar de Israel Conte
Jack Serafim é o novo secretário Municipal de Comunicação (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus concluiu a troca no comando da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) ao publicar, no Diário Oficial do Município (DOM), a nomeação do cientista político Michael Serafim Passos – mais conhecido pelo nome de Jack Serafim -, como novo secretário da pasta. Ele assume no lugar do jornalista Israel Conte, que estava há quase dois anos no cargo e foi exonerado em meio a denúncia de corrupção na Semcom.

Denúncia veiculada, em março deste ano, em um site nacional de notícias, mostrou o que seria o pagamento em dinheiro realizado a um portal da capital amazonense no interior da sede da Semcom, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura de Manaus, no bairro da Compensa, zona Oeste da cidade.

Na época, a Prefeitura de Manaus e a Polícia Civil informaram que abriram investigações para apurar as denúncias envolvendo a Semcom e o então titular da pasta, Israel Conte. O vídeo irritou o Executivo Municipal, que recebeu pressão para exonerar Israel Conte, após a veiculação de imagens que mostram o motorista de um portal de notícias recebendo dinheiro em espécie dentro da sede da própria Semcom.

‘CPI da Semcom’ na CMM

O episódio gerou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A propositura mostra que os vereadores da CMM não se convenceram das explicações dadas por Israel Conte, quando ele esteve no plenário Adriano Jorge, no último dia 20 de março, para falar sobre o assunto.

Na ocasião, Israel Conte apresentou um laudo pericial feito pela empresa particular “Smart Perícias”. Segundo o documento apresentado pelo secretário, o vídeo da entrega do dinheiro na sede da Semcom é manipulado. Para alguns vereadores, as respostas do ex-secretário foram uma tentativa de “sair pela tangente”, e de “falta de compromisso com a verdade”.

Retorno

Essa é a segunda vez que Jack Serafim faz parte da Semcom na gestão do prefeito David Almeida. Na sua última passagem, ele foi subsecretário da pasta, cargo que deixou para disputar as eleições para prefeito no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).

Segundo informações da Semcom, Jack Serafim é cientista político formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e tem experiência em marketing político e eleitoral, comunicação e gerenciamento de crises. Ele iniciou sua carreira no rádio aos 14 anos, e desde então, atuou como locutor publicitário, diretor de filmes, redator, editor e finalizador de vídeos, chefe de redação, palestrante, especialista em comunicação web e redes sociais. Soma ainda em seu currículo atuação em diversas campanhas eleitorais.

“A vida me ensinou que não devemos ter medo de enfrentar grandes desafios. Eles nos tornam mais experientes, mas principalmente mais humanos. E em cada passo, deixar Deus agir. Quem confia seus planos ao Senhor não teme o futuro”, afirmou Jack Serafim em uma postagem na rede social logo após ter seu nome confirmado para a Semcom.