Com apoio de Bolsonaro, PL descarta Menezes e confirma Alberto Neto como pré-candidato a prefeito de Manaus

Anúncio coloca um fim às especulações que envolviam a possível saída do atual prefeito de Manaus, David Almeida, do Avante para o PL
Alfredo Nascimento e Jair Bolsonaro dão aval para pré-candidatura de Alberto Neto (Foto: Divulgação)

Depois de muita especulação, o Partido Liberal (PL) bateu o martelo e decidiu por manter o capitão Alberto Neto como o pré-candidato da sigla à Prefeitura de Manaus.

O anúncio foi feito, na noite de terça-feira (19/03), em Brasília, pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, na presença do presidente estadual, Alfredo Nascimento, e do presidente de honra do partido, Jair Bolsonaro. Ao validar a decisão, que foi feita no mesmo dia em que Bolsonaro foi indiciado por fraudar o cartão de vacinação de covid-19, o ex-presidente destacou o protagonismo de Alberto Neto como representante do partido na Câmara Federal.

Esse anúncio coloca um fim às especulações que envolviam a possível saída do atual prefeito de Manaus, David Almeida, do Avante para o PL. “Nosso mais que pré-candidato. Pré-candidato com letra maiúscula, para disputar à Prefeitura de Manaus. É uma grande opção. Uma pessoa que realmente desponta como um novo sangue na política desse município”, projetou Bolsonaro.

Já Valdemar da Costa Neto disse que a escolha levou em consideração a experiência política do presidente estadual da legenda, Alfredo Nascimento. Por sua vez, o ex-prefeito de Manaus aproveitou o encontro para destacar o protagonismo da direita na política amazonense. “Alberto Neto tem um trabalho que representa tudo aquilo que nós de direita acreditamos. Ele honrará nossa pátria, nosso Estado e nossas famílias”, pontuou Nascimento.

Menezes de fora

Com o anúncio do PL, o nome do Coronel Menezes não foi citado pelos três comandantes do PL. Há menos de um mês, o partido no Amazonas anunciou que ele iria compor uma chapa puro sangue ao ser vice de Alberto Neto.

O silêncio de Valdemar Neto, Alfredo Nascimento e Jair Bolsonaro sobre Menezes acontece três dias após o militar aparecer no palanque montado pelo governador Wilson Lima para anunciar o deputado estadual Roberto Cidade como seu pré-candidato a prefeito.

Na ocasião, Wilson Lima anunciou o apoio dele no processo eleitoral deste ano. “Quero fazer um registro e agradecer ao Coronel Menezes, que também está conosco nessa caminhada”, afirmou Wilson.

Menezes chegou a afirmar no fim de semana que deixaria a sigla caso o PL aceitasse David Almeida, que negou em entrevista ao Panorama Real que mudaria de partido. No PL cogita-se que o compadre de Bolsonaro deve mesmo deixar a sigla nos próximos dias.

Missão

Para o agora pré-candidato do PL à Prefeitura de Manaus, a missão de representar mais de 40% do eleitorado manauara ficou clara.

“É uma honra representar o Partido Liberal, representar o presidente Bolsonaro na cidade de Manaus e tenho certeza que juntos vamos fazer um grande trabalho”, assinalou Capitão Alberto Neto.